Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 C.U.C.S: A lenda continua...

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 571
Data de inscrição : 29/09/2007

C.U.C.S: A lenda continua... Empty
MensagemAssunto: C.U.C.S: A lenda continua...   C.U.C.S: A lenda continua... Icon_minitimeSáb 10 Jan 2009, 17:57

Faz hoje 32 anos, que nasceu o Commando Ultrà Curva Sud, grupo ultra da Curva Sud que fez história e escola de apoio em Itália e em todo o mundo. No dia 9 de Janeiro de 1977, na ocasião do Roma 3-0 Sampdoria, fez a estreia nas bancadas do Olímpico:“Foi qualquer coisa de estupendo, entramos antes da abertura dos portões, estávamos sozinhos naquele estádio, tão grande para nós, sentíamo-nos os verdadeiros protagonistas do dia. Estávamos todos ali um pouco emocionados, atrás a nossa, finalmente a nossa e única faixa (42 mt.), bombardeados pelos flashes das máquinas fotográficas”, contando pelos próprios, que admitem que o inicio não foi nada fácil:”Oito tambores e duas bandeiras e nem uma libra (dinheiro). A partida não foi certamente fácil...Crescíamos todos os domingos e connosco crescia o entusiasmo. Já éramos amigos também fora do estádio. Durante a semana programávamos os domingos seguintes, tudo ao pormenor, estudávamos novas ideias e discutíamos os erros cometidos...Nas reuniões falávamos de tudo isto e também como melhorar o apoio e inserir novidades. Foram aqueles anos os primeiros de grande espectáculo e de fabulosas coreografias. Mas foram sobretudo os anos dos grandes derbies e das grandes batalhas…”.

Os C.U.C.S nasceram da fusão de pequenos grupos existentes:”Naquela altura, o Olímpico acolhi um formigar de pequenos e pouco organizados grupos: Fossa dei Lupi, Guerriglieri, Boys, Pantere, no qual juntavam o mais amigos possíveis dos bairros. Dez, trinta, máximo de 50 pessoas por facção, que tentavam dar o seu melhor. Um grupo na (Curva) Nord, um outro na (Curva) Sud, um cântico que partia de um lado e de outro, que cobria a parte oposta. Havia muita espontaneidade, mas com resultados pouco entusiasmantes. Na realidade era uma grande confusão, faltava uma estratégia comum. Cada um pensava fazer uma boa figura, atrás da própria faixa, mas poucos se preocupavam em encontrar uma unidade mínima”. Por isso era preciso criar um grupo contínuo e compacto, como estava a suceder em Torino, com os Ultras Granata:”Em Torino a experiencia dos adeptos granata, estava a dar os seus frutos. Nasciam os ultras, grupo compacto que juntava muitos rapazes. Nós sabíamos perfeitamente que a única maneira de criar em Roma um apoio de valor, era de construir o maior, o mais combativo e mais fiel grupo ultra. Foi então que decidimos unirmo-nos, depois de consultados todos os líderes dos vários grupos”.

A pessoa mais conhecida no grupo era Geppo (já falecido), durante anos os Commando deram verdadeiras lições de tifo em toda Itália e Europa e não tinham qualquer ligação à sociedade giallorossa, transformavam o seu apoio em magia, era algo de indescritível o que se vivia no grupo.Porém no final do verão de 1987,começou o período mais negro do grupo com a chegada ao clube de Lionello Manfredonia (estilo Di Canio), vindo da Juventus. Os CUCS, antes da contratação do jogador eram compactos no pedido ao presidente Dino Viola de não contrata-lo, porque havia proferido declarações difamatórias em relação aos adeptos da Roma e também porque foi um dos envolvidos no escândalo de corrupção que agitou a Itália em 1980 e que levou a Lazio a descer de divisão e o jogador acabou mesmo por ser suspenso por dois anos, os adeptos da Roma também não esqueceram de jogar na Juventus. A Curva estava unida antes da contratação com faixas como:"Viola,não vomites o Manfredonia" e "Viola compra todos menos os vendidos",alertavam o presidente Viola que não era bem-vindo. Mas o presidente Viola decidiu-se mesmo em contratar o polémico jogador e os CUCS com isso dividiram-se em dois grupos os: GAM (Grupo Anti-Manfredonia), que faziam grande parte dos fundadores dos CUCS e os Vecchio CUCS que colocavam-se junto à bancada Monte Mario,o grupo aos poucos consegui uma notável capacidade organizativa. Os Vecchio CUCS defendiam que Manfredonia amado ou odiado era da Roma e por isso não podia ser vaiado,mas ao contrário os CUCS-GAM, mantiveram-se fieis ao pensamento inicial e não aceitavam o jogador na Roma e em todos os jogos contestavam o jogador, quando jogava Manfredonia não apoiavam a Roma,quando acontecia o contrario apoiavam normalmente.

A de 2 de Setembro de 1987 no estádio Flaminio em Roma,na ocasião do Roma-Génova para a Taça de Itália, ocorre o momento mais grave desta divisão, no momento em que os CUCS-GAM levantaram uma faixa, com a frase:"Indigno tira essa camisola",são violentamente agredidos por grande parte da Curva Sud que desfaz a faixa, da rixa resultaram varias pessoas esfaqueadas. Um ano depois deste incidente, a parte mais jovem dos CUCS-GAM decidem dar vida a um novo grupo aos Opposta Fazione e separem-se definitivamente dos CUCS, na qual diziam que haviam traído os ideais ultras.

Em 1993/1994 os Vecchio-CUCS e os CUCS-GAM , decidem de voltar a unirem-se "pelo bem da Roma",mas nunca mais voltariam a ser um grupo compacto, como tinham sido nos anos anteriores à sua separação, mesmo assim nunca deixaram de dar um espectáculo único, com as suas lindíssimas bandeiras, cânticos e com as suas assombrosas coreografias. A fantástica historia dos CUCS acabou na época 1999/2000,para iniciar a sua lenda!

C.U.C.S: A lenda continua... 522762
Ir para o topo Ir para baixo
http://asromafansportugal.blogspot.com
Di Bartolomei

Di Bartolomei


Mensagens : 250
Data de inscrição : 04/11/2007

C.U.C.S: A lenda continua... Empty
MensagemAssunto: Re: C.U.C.S: A lenda continua...   C.U.C.S: A lenda continua... Icon_minitimeSáb 10 Jan 2009, 20:44

Obrigado ao blog por homenagear os cucs... realmente a lenda continua do melhor grupo ultra de sempre.... agora o futebol é outro, o dito futebol moderno, onde interessa mais o dinheiro, do que a paixão... por isso eles não tem lugar no futebol actual, pk não se vendem, pk tem ideais... saudades dos tempos deles, quando o futebol era futebol

Para sempre COMMANDO ULTRA CURVA SUD!!!

C.U.C.S: A lenda continua... 368174 C.U.C.S: A lenda continua... 478729 C.U.C.S: A lenda continua... 157952 C.U.C.S: A lenda continua... 592353 C.U.C.S: A lenda continua... 431210 C.U.C.S: A lenda continua... 918115
Ir para o topo Ir para baixo
Conti




Mensagens : 487
Data de inscrição : 02/12/2007

C.U.C.S: A lenda continua... Empty
MensagemAssunto: Re: C.U.C.S: A lenda continua...   C.U.C.S: A lenda continua... Icon_minitimeDom 11 Jan 2009, 15:22

A lenda coninurá sempre porque como os cucs nunca houve nem haverá.
auguri caro cucs rimarai sempre nel nostro cuore
Ir para o topo Ir para baixo
Mirko




Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/04/2010

C.U.C.S: A lenda continua... Empty
MensagemAssunto: Re: C.U.C.S: A lenda continua...   C.U.C.S: A lenda continua... Icon_minitimeSáb 03 Abr 2010, 19:26

Noi saremmo sempre qua! siamo del comando Ultrà!
tive a sorte de conviver com gente desta claque durante 1 ano em roma, a maior claque de sempre!
Daje roma!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





C.U.C.S: A lenda continua... Empty
MensagemAssunto: Re: C.U.C.S: A lenda continua...   C.U.C.S: A lenda continua... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
C.U.C.S: A lenda continua...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A recuperação continua…
» Curva Sud continua em protesto.
» Siena fez a festa ao Inter e o sonho continua...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: AS ROMA :: Curva Sud-
Ir para: